Sono


No dia-a-dia alguns motivos nos fazem perder o sono: estresse, excesso de trabalho, em casa, nos estudos, no andar na rua e, por mais incrível que pareça, nosso corpo e nossa mente, sentem quando não temos uma noite de sono adequada.
O mal de algumas pessoas é imaginar que perder algumas horas de sono não fazem falta, mas dormir é uma necessidade fisiológica, tão importante quanto comer e respirar, e pequenos distúrbios no sono pode apresentar perigos à saúde.
Durante o sono o corpo passa por estágios de relaxamento e recuperação de energia. 
No primeiro estágio, a respiração fica profunda e os batimentos cardíacos reduzidos.
No próximo estágio, que é chamado sono REM(Rapid Eye Moviment ou movimento rápido dos olhos), o sono profundo, as frequências cardíacas e respiratórias aumentam e as funções motoras e cognitivas são restauradas.
Esses mecanismos são muito importantes, são essenciais. somente um sono de qualidade pode revigorar e reequilibrar as funções do organismo.
A insônia é um transtorno caracterizado pela incapacidade de iniciar ou manter o sono.
Uma noite de sono de má qualidade, será um transtorno, pois não será suficiente para manter-se alerta e garantir o bem-estar físico e mental, podendo também causar fadiga e baixo rendimento.
A insônia, pode ocasionar alterações de humor, uma queda na atenção, raciocínio e memória, também problemas familiares e profissional. Procure um especialista caso perceba modificações no seu sono.
Apneias são paradas respiratórias durante o sono, episódio que ocorrem por estreitamento ou colapso da faringe.
Ronco ocorre devido à vibração do ar ao passar por uma faringe estreitada.
Fique atento com a qualidade do seu sono, pois estes distúrbios do sono podem causar elevação dos batimentos cardíacos e da pressão arterial.
O excesso de sono pode representar um problema chamado Narcolepsia, um distúrbio manifestado pela sonolência excessiva durante o dia, que pode ser acompanhado de perda de força muscular relacionada à emoção, dificuldade de se movimentar após despertar e até mesmo alucinações.
Pode ser diagnosticado por exames específicos realizados por especialistas. 
Tags:

0 comentários

Deixe um Recado